segunda-feira, 17 de setembro de 2012

MANIPULAÇÃO GENÉTICA DE EMBRIÕES




MANIPULAÇÃO GENÉTICA DE EMBRIÕES

Por Valdemir Mota de Menezes


INTRODUÇÃO


A manipulação genética trás várias possibilidades que podem ser positivas ou negativas, elas podem ter fins saudáveis ou estéticos. Não podemos esquecer que desde o início da Revolução industrial a humanidade tem progressivamente avançado em termos de descobertas científicas e novas invenções que tem facilitado à vida dos humanos.


CHOQUE CULTURAL

Criticamos veementemente a Igreja Católica por ter condenado Galileu por este afirmar que a Terra não era o centro do universo. Hoje nem mesmo a Igreja Católica acredita que o universo gira em torno da Terra. Quando Oswaldo Cruz instituiu a vacina obrigatória para combater diversos surtos de doenças como a varíola, a imprensa o atacou fazendo charges maldosas em que aparecia Oswaldo Cruz com uma furadeira perfurando os braços das pessoas. Naquela época  a população do Rio de Janeiro foi as ruas e fizeram protestos violentos virando bondes, promovendo incêndios e confrontos com a polícia. Hoje o Brasil e o Rio de Janeiro são gratos a Oswaldo Cruz pelas melhorias sanitárias que ele promoveu bem como as tais vacinas tão contestadas, mas que se tornou imprescindível à sociedade moderna.  


MANIPULAÇÃO GENÉTICA NA AGROPECUÁRIA

Manipulação genética é uma nova técnica científica que faz parte da biotecnologia visando o aprimoramento da espécie humana. Faz muito tempo que a humanidade vem manipulando geneticamente os animais de corte e de produção leiteira. Em busca de maiores lucros e de meios viáveis para sustentar a crescente praga e infestação de humanos, estes melhoramentos genéticos no campo da agropecuária está tornando possível o planeta sustentar tanta gente com alimentos. Conheço um fazendeiro que há quarenta anos atrás, seu gado de corte estava pronto para o abate em quatro anos, e o peso médio de um bovino era de 600 quilos. Com a manipulação genética, estes animais, agora chegam a mais de uma tonelada em apenas dois anos, quando já estão pronto para o abate.

O uso de agrotóxico e a manipulação genética têm permitido o aprimoramento de todos os alimentos básico da dieta humana, com os vegetais não tem sido diferente, em especial temos frequentemente visto notícias de desenvolvimento genético de certas plantas que produzem frutos mais vigorosos e que se tornam resistentes a maior número de pragas. Assim, hoje temos grandes safras de milho, soja, trigo, e outros grãos e cereais graças à manipulação genética, geralmente, na fase mais simples, isso é feito com a seleção de grãos de qualidade. Até mesmo o pequeno agricultor, sem grande instrução agronômica sabe que os melhores grãos e sementes devem ser destinados para fazerem mudas, para que a herança genética seja transmitida para os novos grãos.

OS TRANGÊNICOS

Muitos países do mundo possuem barreiras contra a comercialização dos alimentos transgênicos, pois não estão seguros quanto às implicações futuras que a ingestão destes alimentos causará aos animais e humanos que deles se alimentarem. O Japão e a Comunidade Européia possuem tais barreiras. No Brasil e no mundo, as embalagens de alimentos  deveriam informar se o alimento é ou não a base de transgênico, mas agora no dia 15 de agosto de 2012, a Justiça brasileira determinou que a fábrica de chocolates e sorvetes, Nestlé, informassem nas embalagens se os seus produtos são ou não transgênicos e o grau destas manipulações geneticas.  Em síntese, o material orgânico transgênico, sofreu uma mutação genética induzida pelos cientistas, sendo introduzido em uma determinada planta, um elemento de DNA que não faz parte da sua constituição original, em geral, tal manipulação visa transmitir uma característica para aquela planta que lhe dê uma vantagem sobre as plantas normais, naturais. Mas o véu da vida e de seus segredos ainda não está revelado e já se constatou casos como o do gene da Noz que foi introduzido na soja, mas que também transmitiu uma reação alérgica, o que tornou aquela mutação proibida.  Há muita resistência aos alimentos trangenicos no mundo porque não foram suficientemente testadas para sabermos que tipo de malefício estes alimentos pode causar no futuro.

CÉLULAS-TRONCO E CELULAS EMBRIONÁRIAS

Na engenharia genética, os cientistas passaram a desenvolver células embrionárias que potencialmente podem formar um ser humano clonado, mas na verdade, eles não deixam o clone se desenvolver, apenas subtraem a célula que lhe interessa para podê-la usar com fins terapêutico, essencialmente em um transplante para curar uma doença. A produção destas células embrionárias é usada em transplantes, pois elas diminuem as chances de rejeições do organismo que receberá o transplante.

Enquanto as células embrionárias são eticamente contestáveis, porque elas são produtos de uma vida nova que é produzida a partir do óvulo, as células-tronco são produzidas a partir de outra parte do corpo.

Em síntese, para se obter células embrionárias, se cria uma vida humana em estado inicial de embrião e depois de retirar as células necessárias, descarta-se o embrião. Em novembro de 2011, o Papa Bento XVI condenou o uso de células-embrionárias, baseado no simples fato que a vida surge no momento da concepção, e ao destruir um embrião, estamos destruindo um ser humano. Concordo em gênero, número e grau. Não é ético matar um ser humano em potencial para potencialmente salvar um outro ser humano.


PAIS ESCOLHEREM AS CARACERISTICAS FÍSICAS DOS FILHOS



Por tudo o que tenho visto, prefiro me manter em uma posição mais defensiva quanto ao uso da biotecnologia, quando se trata de temas como os pais escolherem cor de cabelos, olhos e pele dos seus futuros filhos.

CONCLUSÃO

Na busca constante pela preservação da vida humana, na luta para que a espécie humana tenha melhor qualidade de vida e retarde o máximo que pode a morte, os cientistas estão cada vez mais fazendo uso da engenharia genética. As técnicas de clonagem estão sendo testadas em vários laboratórios em volta do mundo, não é de se duvidar que em busca de grandes descobertas e melhores resultados, em uma competição entre laboratórios, cientistas e nações, que muito provavelmente estão fazendo testes secretos e sem discussão do que seja moralmente aprovado ou não. Acredito que estão buscando resultados a qualquer custo. A espécie humana é mestre em dissimular, mentir e são senhores da hipocrisia. Muitos dos indivíduos de nossa espécie, mata em um dia e no outro vai ao velório chorar. O que quero dizer é que os discursos que muitos fazem, não correspondem ao que eles realmente praticam as portas fechadas.  Se a maioria de nós presenciarmos o que, e como realmente são feitos testes e experiências científicas ficaríamos estupefatos. 

A humanidade está descobrindo forças e energias poderosíssimas como a energia nuclear, a manipulação genética e a anti-matéria. A questão que fica é: Não estamos avançando para a nossa própria destruição? Quem garante que não usaremos estas forças para fins imorais? A nossa ganância e busca pelo poder não será a causa de nossa aniquilação????

FONTES BIBLIOGRÁFICAS:







terça-feira, 11 de setembro de 2012

DONACIÓN DE ÓRGANOS

ANATOMÍA




DONACIÓN DE ÓRGANOS



DISECCIÓN DE CADÁVER

. (Por: Valdemir Mota de Menezes, el escriba)



INTRODUCCIÓN



La disección de cadáveres para el estudio científico y la anatomía, ha sufrido severas restricciones, principalmente por razones religiosas, porque muchas religiones consideran cuerpo humano inviolable, incluso después de la muerte, su disección se consideró desprecio y profanación de lo sagrado. En la Edad Media las disecciones se hicieron muchos en secreto en los sótanos. Incluso hoy en día, existen todavía muchas restricciones sobre el uso de cadáveres para su estudio. Existen restricciones a estos estudios ambientales y las dificultades en la obtención de cadáveres.



LEONARDO DA VINCI



El gran genio de la humanidad, que surgió en la Edad Media, Leonardo da Vinci realizó un importante trabajo de disección de cadáveres. Cómo excelente diseñador que Da Vinci retrató a la perfección en muchos cuadros, representaciones perfectas de órganos humanos, muchos detalles de los músculos, nervios y sistema circulatorio. Pero su trabajo científico con cadáveres le costó acusaciones de falta de respeto por los muertos.







ANATOMÍA



El uso de cuerpos humanos en el estudio de la anatomía es fundamental para el profesional de la salud puede acostumbrarse al contacto con el cuerpo humano, después de todo, el cuerpo humano es el órgano de trabajo del médico. Durante los primeros años de estudio de la medicina, es necesario estudiar la anatomía, ya que sin un conocimiento perfecto de cómo un cuerpo humano, es imposible abordar los problemas como las enfermedades, tratamientos, cirugías, etc ... Un médico no puede limitarse al estudio de la anatomía humana en forma virtual, es necesario tener intimidad con el contacto con el cuerpo humano. Los programas de computadora ayudan a recorrer el universo en la mayor parte del cuerpo, pero los médicos trabajar con la gente y con cuerpos humanos y por lo tanto el estudio de la medicina no pueden aliviar los cadáveres para disección.



LEGISLACIÓN





De acuerdo con la ley brasileña, y el signo de un donante, donación, su familia también tienen que estar de acuerdo con la decisión, que es eficaz para la donación.



En particular, dos leyes brasileñas abordar el tema de la donación de órganos para la educación, que son:



1 - El artículo 14 de la Ley 010.406.2002 Código Civil brasileño: válido con el objetivo científico o altruista, la libre disposición del cuerpo, en su totalidad o en parte, después de la muerte.

2 - La Ley 8.501/92, en su art. 2, dice: "El cadáver no reclamado a las autoridades públicas, en el plazo de treinta días, se puede asignar a las escuelas de medicina, de la educación y la investigación de carácter científico".



CONSERVACIÓN DEL CADÁVER

Durante el tiempo en que la institución de educación utiliza el cadáver, se trata con formaldehído y base de glicerina que no se descompone. La parte de la ciencia que estudia la conservación de cadáveres es Tanatopraxia.



PERJUDICAN

Algunas ideas preconcebidas llenar la imaginación popular, como al donar su cuerpo para la investigación, estaríamos ofendiendo a Dios y mantener el alma del difunto que haya paz, para que su cuerpo manipulado por personas. Este miedo no tiene sentido, porque muchas personas tienen muertes traumáticas, tienen sus cuerpos mutilados en accidentes, o devorados por cientos de peces y crustáceos, cuando se ahogan, si Dios es omnipotente, Él no tendrá ninguna dificultad fondos (para aquellos que creen Resurrección) un cuerpo enterrado, comido por los gusanos, un cuerpo disecado gradualmente en los estudios científicos, ni Dios resucitará a una dificultad corporal se evaporó en un incendio o cremado. ¿Quién puede donar el cuerpo por respeto a Dios, siendo ignorante, como dice el refrán: "Quien no sabe rezar, maldecir a Dios." Dios no puede ser una excusa para renunciar a nuestros cuerpos a los gusanos de la tierra, en lugar de la entrega por el bien de la ciencia. Otro temor es irracional pensar que los médicos ya no sirven eficazmente una emergencia sabiendo que la persona es un donante, y que los médicos sería malicioso a propósito para que la víctima murió y así, había un cuerpo más estudios para . Primero, un médico de guardia no tiene esa información a un paciente que llega al hospital de emergencia. En segundo lugar, el médico no ganaría nada dejar morir a un paciente porque el sistema sólo proporciona la donación de órganos y no vender los muertos. Tales leyendas urbanas sólo son capaces de permanecer en la mente de los supersticiosos.

DONAZIONE DI ORGANI

ANATOMIA




DONAZIONE DI ORGANI



DISSEZIONE CORPSE

. (Di: Valdemir Mota de Menezes, lo Scriba)



INTRODUZIONE



La dissezione di cadaveri per gli studi scientifici e l'anatomia, ha subito gravi restrizioni, in particolare per motivi religiosi, perché molte religioni considerato inviolabile corpo umano, anche dopo la morte, la sua dissezione era considerato disprezzo e di profanazione del sacro. Nel Medioevo le dissezioni molte sono state fatte di nascosto negli scantinati. Ancora oggi, ci sono ancora molte restrizioni sull'uso di cadaveri per lo studio. Ci sono restrizioni a questi studi ambientali e difficoltà di ottenere cadaveri.



LEONARDO DA VINCI



Il grande genio dell'umanità che sorse nel tardo Medioevo, Leonardo da Vinci fatto un lavoro importante sezionare cadaveri. Come eccellente designer che è stata ritratta da Vinci con la perfezione in molti fotogrammi, perfette rappresentazioni di organi umani, molti dettagli dei muscoli, i nervi e il sistema circolatorio. Ma il suo lavoro scientifico di cadaveri gli costò accuse di mancanza di rispetto per i morti.







ANATOMIA



L'uso di corpi umani nello studio dell'anatomia è fondamentale per il personale sanitario può abituarsi al contatto con il corpo umano, dopo tutto, il corpo umano è il corpo di lavoro del medico. Durante i primi anni di studi di medicina, è necessario studiare l'anatomia, perché senza la perfetta conoscenza di come un corpo umano, non è possibile affrontare i problemi come le malattie, trattamenti, interventi chirurgici, ecc ... Un medico non può limitarsi a studiare l'anatomia umana in forma virtuale, ha bisogno di avere intimità con il contatto con il corpo umano. I programmi per computer aiutano setacciare l'universo in gran parte del corpo, ma i medici lavorare con le persone e con corpi umani e, pertanto, lo studio della medicina non può alleviare i cadaveri per la dissezione.



LEGISLAZIONE





Secondo la legge brasiliana, e il segno donatore una donazione, la tua famiglia anche essere d'accordo con la decisione, che è efficace per la donazione.



In particolare, due leggi brasiliane affrontare la questione delle donazioni di organi per l'istruzione, che sono:



1 - L'articolo 14 della legge 010.406.2002 Codice civile brasiliano: valido con obiettivo scientifico, o altruistico, la libera disponibilità del corpo, in tutto o in parte dopo la morte.

2 - La Legge 8.501/92, nella sua arte. 2, dice: "Il cadavere non reclamati con le autorità pubbliche, entro trenta giorni, possono essere assegnati a scuole di medicina, per l'istruzione e la ricerca di carattere scientifico".



CONSERVAZIONE DI CORPSE

Durante il tempo che l'istituto di istruzione utilizza il cadavere, viene trattata con formaldeide e base di glicerina che non si decompone. La parte della scienza che studia la conservazione dei cadaveri è Tanatopraxia.



PREGIUDICARE

Alcune idee preconcette riempire la fantasia popolare, come quando dono del suo corpo per la ricerca, ci sarebbe offendere Dio e mantenendo l'anima del defunto per avere la pace, per avere il vostro corpo manipolato dalla gente. Questa paura non ha senso, perché molte persone hanno morti traumatiche, hanno i loro corpi straziati in incidenti, o divorato da centinaia di pesci e crostacei, quando annegare, se Dio è onnipotente, Egli non avrà difficoltà di raccolta (per coloro che credono Resurrezione) un corpo sepolto, divorato dai vermi, un corpo a poco a poco sezionato in studi scientifici, né Dio resuscitare una difficoltà corporea evapora in un incendio o cremati. Chi arriva a donare il corpo per rispetto verso Dio, essendo ignorante, come dice il proverbio: "Chi non sa pregare, maledire Dio". Dio non può essere una scusa per arrendersi il nostro corpo ai vermi della terra, invece di resa per il bene della scienza. Un'altra paura è irrazionale pensare che i medici non sono più efficacemente servire a una situazione di emergenza sapendo che la persona è un organismo donatore, e che i medici sarebbe dannoso di proposito in modo che la vittima è deceduta e così, c'era un corpo più per gli studi . In primo luogo, un medico di turno non ha tali informazioni ad un paziente che arriva in ospedale d'urgenza. In secondo luogo, il medico non avrebbe ottenuto nulla lasciando un dado paziente perché il sistema prevede solo la donazione di organi e non vendere i morti. Tali leggende metropolitane sono in grado di rimanere nella mente dei superstiziosi.

DON D'ORGANES

ANATOMIE




DON D'ORGANES



DISSECTION DE CADAVRE

. (Par: Valdemir Mota de Menezes, le Scribe)



INTRODUCTION



La dissection de cadavre pour l'étude scientifique et de l'anatomie, a subi de sévères restrictions, principalement pour des raisons religieuses, parce que beaucoup de religions considérés comme inviolables corps humain, même après la mort, sa dissection a été considéré comme un outrage et la profanation du sacré. Au Moyen Age, les dissections nombreuses ont été fait en secret dans les caves. Même aujourd'hui, il ya encore de nombreuses restrictions sur l'utilisation de cadavres pour étude. Il existe des restrictions à ces études environnementales et les difficultés à obtenir des cadavres.



LEONARDO DA VINCI



Le grand génie de l'humanité qui a été soulevée dans le Moyen Age tardif, Leonardo da Vinci fait un travail important dissection des cadavres. Comment excellente designer qui a été dépeint avec Da Vinci perfection dans de nombreux cadres, les représentations idéales d'organes humains, de nombreux détails de muscles, les nerfs et le système circulatoire. Mais son travail scientifique de cadavres lui a coûté des accusations de respect pour les morts.







ANATOMIE



L'utilisation du corps humain dans l'étude de l'anatomie est fondamentale pour le professionnel de la santé peut s'habituer au contact avec le corps humain, après tout, le corps humain est l'organe de travail du médecin. Pendant les premières années de ses études de médecine, vous avez besoin d'étudier l'anatomie, parce que sans une connaissance parfaite de la façon dont un corps humain, il est impossible d'aborder des questions telles que les maladies, les traitements, les chirurgies, etc ... Un médecin ne peut se limiter à l'étude de l'anatomie humaine sous forme virtuelle, il doit avoir une intimité avec contact avec le corps humain. Programmes informatiques aider à parcourir l'univers dans une grande partie du corps, mais les médecins travailler avec les gens et avec les organes de l'homme et donc l'étude de la médecine ne peut pas soulager les cadavres pour la dissection.



LÉGISLATION





Selon la loi brésilienne, et le signe des bailleurs de fonds un don, votre famille aussi d'accord avec la décision, qui est efficace pour le don.



En particulier, deux lois brésiliennes aborder la question des dons d'organes en matière d'éducation, ils sont les suivants:



1 - L'article 14 de la loi 010.406.2002 Code civil brésilien: valide avec l'objectif de scientifiques, ou altruistes, la libre disposition du corps, en totalité ou en partie après la mort.

2 - La loi 8.501/92, dans son art. 2, dit: «Le cadavre non réclamé auprès des pouvoirs publics, dans les trente jours, peuvent être attribuées à des écoles de médecine, de l'éducation et de la recherche à caractère scientifique."



CONSERVATION DES CADAVRES

Pendant le temps que l'établissement d'enseignement utilise le cadavre, elle est traitée avec du formaldéhyde et base de glycérine qui ne se décomposent pas. La partie de la science qui étudie la conservation des cadavres est Tanatopraxia.



ATTEINTE

Quelques idées préconçues combler l'imagination populaire, comme lorsque don de votre corps à la recherche, nous serions offenser Dieu et de garder l'âme du défunt pour avoir la paix, pour que votre corps manipulé par des personnes. Cette crainte n'a pas de sens, parce que beaucoup de gens ont décès d'origine traumatique, ont mutilé leurs corps dans des accidents, ou dévorés par des centaines de poissons et crustacés, lorsque noyer, si Dieu est omnipotent, il n'aura aucune difficulté levée (pour ceux qui croient Résurrection) un corps enterré, rongé par les vers, un corps disséqué progressivement dans les études scientifiques, ni Dieu ressusciter une difficulté corporelle évaporé dans un incendie ou incinéré. Qui peut faire un don du corps par respect pour Dieu, ignorant, comme le dit l'adage: «Qui ne sait pas comment prier, maudire Dieu." Dieu ne peut pas être une excuse pour abandonner nos corps pour les vers de la terre, au lieu de la remise pour le bien de la science. Une autre crainte est irrationnel de penser que les médecins ne sont plus servir efficacement une situation d'urgence en sachant que la personne est un organisme donateur, et que les médecins seraient malveillants exprès pour que la victime est morte et ainsi, il y avait un corps plus pour les études . Tout d'abord, un médecin de garde n'a pas de telles informations à un patient qui arrive à l'hôpital d'urgence. Deuxièmement, le médecin ne gagnerait rien laisser un patient mourir parce que le système ne fournit que le don d'organes et de ne pas vendre les morts. Ces légendes urbaines ne sont en mesure de rester dans l'esprit de la superstition.

DONATION OF BODIES

ANATOMY




DONATION OF BODIES



DISSECTION OF CORPSE

. (By: Valdemir Mota de Menezes, the Scribe)



INTRODUCTION



The cadaver dissection for scientific study and anatomy, has suffered severe restrictions, mainly for religious reasons, because many religions considered inviolable human body, even after death, his dissection was considered contempt and profanation of the sacred. In the Middle Ages the many dissections were done secretly in basements. Even today, there are still many restrictions on the use of cadavers for study. There are restrictions to these environmental studies and difficulties in obtaining cadavers.



LEONARDO DA VINCI



The great genius of humanity that arose in the late Middle Ages, Leonardo da Vinci did important work dissecting cadavers. How excellent designer who was Da Vinci portrayed with perfection in many frames, perfect representations of human organs, many details of muscles, nerves and circulatory system. But his scientific work with cadavers cost him accusations of respect for the dead.







ANATOMY



The use of human bodies in the study of anatomy is fundamental to the healthcare professional can get used to the contact with the human body, after all, the human body is the body of the doctor's work. During the first years of studying medicine, you need to study anatomy, because without perfect knowledge of how a human body, it is impossible to address issues such as diseases, treatments, surgeries, etc ... A doctor can not limit itself to studying human anatomy in virtual form, it needs to have intimacy with touch with the human body. Computer programs help scour the universe in much the body, but doctors work with people and with human bodies and therefore the study of medicine can not relieve the corpses for dissection.



LEGISLATION





According to Brazilian law, and the donor sign a donation, your family also have to agree with the decision, which is effective for the donation.



In particular, two Brazilian laws address the issue of donations of bodies for education, they are:



1 - Article 14 of Law 010.406.2002 Brazilian Civil Code: valid with objective scientific, or altruistic, the free disposal of the body, in whole or in part after death.

2 - The Law 8.501/92, in his art. 2, says: "The unclaimed corpse with public authorities, within thirty days, may be allocated to schools of medicine, for education and research of a scientific nature."



CONSERVATION OF CORPSE

During the time that the education institution uses the corpse, it is treated with formaldehyde and glycerin base that does not decompose. The part of science that studies the preservation of corpses is Tanatopraxia.



PREJUDICE

Some preconceived ideas fill the popular imagination, such as when donating your body for research, we would be offending God and keeping the soul of the deceased to have peace, to have your body manipulated by people. This fear does not make sense, because many people have traumatic deaths, have their bodies mangled in accidents, or devoured by hundreds of fish and crustaceans, when drown, if God is omnipotent, He will have no difficulty raising (for those who believe Resurrection) a body buried, eaten by worms, a body gradually dissected in scientific studies, nor will God resurrect a body difficulty evaporated in a fire or cremated. Who gets to donate the body out of respect for God, being ignorant, as the saying goes: "Who does not know how to pray, curse God." God can not be an excuse to surrender our bodies to the worms of the earth, instead of surrender for the sake of science. Another fear is irrational to think that doctors no longer effectively serve an emergency knowing that the person is a donor body, and that doctors would be malicious on purpose so that the victim died and so, there was one more body for studies . First, a doctor on duty has no such information to a patient who arrives at the emergency hospital. Secondly, the doctor would not gain anything letting a patient die because the system provides only donation of bodies and not sell the dead. Such urban legends are only able to stay in the minds of the superstitious.

DOAÇÃO DE CORPOS

ANATOMIA



DOAÇÃO DE CORPOS



DISSECAÇÃO DE CADÁVER

. (Por: Valdemir Mota de Menezes, o Escriba)



INTRODUÇÃO



A dissecação de cadáver para fins científicos e de estudo de anatomia, já sofreu severas restrições, principalmente por questões religiosas, pois muitas religiões consideravam o corpo humano inviolável, mesmo depois da morte, sua dissecação era considerada vilipendio e profanação do sagrado. Na Idade Média muitas dissecações eram feitas as escondidas, nos porões. Mesmo hoje, ainda existem muitas restrições para o uso dos cadáveres para estudo. Há restrições de ambiente para estes estudos e dificuldades para obtenção de cadáveres.



LEONARDO DA VINCI



O grande gênio da humanidade que surgiu no fim da Idade Média, Leonardo da Vinci fez importantes trabalhos de dissecação de cadáveres. Como excelente desenhista que foi, Da Vinci retratou com perfeições, em muitos quadros, perfeitas representações dos órgãos humanos, detalhes de muitos músculos, nervos e do sistema circulatório. Mas seus trabalhos científicos com cadáveres lhe custaram acusações de falta de respeito aos mortos.







ANATOMIA



A utilização de corpos humanos nos estudos de Anatomia é fundamental para que o profissional da área médica possa se habituar ao contato com o corpo humano, afinal, o corpo humano é a massa de trabalho do médico. Logo nos primeiros anos de estudo de medicina, é preciso estudar anatomia, pois sem o perfeito conhecimento de como funciona um corpo humano, fica impossível abordar temas como doenças, tratamentos, cirurgias e etc... Um médico não pode se limitar a estudar anatomia humana de forma virtual, ele precisa ter intimidade com o tato junto ao corpo humano. Os programas de computadores ajudam muito em vasculhar o universo do corpo, mas os médicos trabalham com gente e com corpos humanos e por isso o estudo da Medicina não pode dispensar os cadáveres para dissecação.



LEGISLAÇÃO





De acordo com a legislação brasileira, além do doador assinar um termo de doação, sua família também tem que concordar com a decisão, para que seja efetivada a doação.



Em específico, duas Leis brasileiras abordam a questão das doações de corpos para instituições de ensino, são elas:



1 - Artigo 14 da Lei 010.406.2002 do Código Civil brasileiro: é válida, com objetivo científico, ou altruístico, a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte para depois da morte.

2 - A lei 8.501/92, em seu art. 2º, diz: “o cadáver não reclamado junto às autoridades públicas, no prazo de trinta dias, poderá ser destinado às escolas de medicina, para fins de ensino e de pesquisa de caráter científico.”



CONSERVAÇÃO DO CADÁVER

Durante o tempo que a Instituição de Ensino utiliza o cadáver, o mesmo é tratado a base de formol e glicerina para que não se decomponha. A parte da ciência que estuda a conservação de cadáveres é a Tanatopraxia.



PRECONCEITOS

Algumas idéias preconceituosas preenchem o imaginário popular, tais como: ao se doar o corpo para pesquisa, estaríamos ofendendo a Deus e impedindo da alma do falecido em ter paz, por ter o seu corpo manipulado por pessoas. Este medo não faz sentido, porque muitas pessoas têm mortes traumáticas, tem os seus corpos dilacerados em acidentes, ou devorados por centenas de peixes e crustáceos, quando morrem afogadas, se Deus é onipotente, Ele não terá dificuldade em ressuscitar (para os que acreditam na Ressurreição) um corpo enterrado, comido pelos vermes, um corpo paulatinamente dissecado em estudos científicos, e nem terá Deus dificuldade em ressuscitar um corpo evaporado em um incêndio ou cremado. Quem deixa de doar o corpo por respeito a Deus, está sendo ignorante, como diz o ditado: “Quem não sabe orar, xinga Deus”. Deus não pode ser pretexto para entregarmos os nossos corpos aos vermes da terra, em vez de entregarmos para o bem da ciência. Outro medo irracional é achar que os médicos deixaram de atender com eficiência um caso de emergência por saber que a pessoa é doadora de corpo, e que os médicos seriam mal-intencionados propositalmente para que a vitima morresse e assim, houve mais um corpo para estudos. Em primeiro lugar, um médico de plantão não possui tais informações do paciente que chega a uma emergência no hospital. Em segundo lugar, o médico não ganharia nada deixando um paciente morrer, já que o sistema prevê apenas doação de corpos e não venda de cadáveres. Tais lendas urbanas só conseguem se alojar nas mentes dos supersticiosos.