sexta-feira, 6 de julho de 2012

MITOS SOBRE A SAÚDE


MITOS SOBRE SAÚDE

Este texto é para derrubar alguns dos mitos sobre saúde, muitos deles repetidos tantas vezes que é difícil acreditar que não sejam reais.

Todos os mitos serão contestados pela ótica da ciência. Toda afirmação para ter base científica precisa ser comprovada. Muitas das afirmações abaixo são divulgadas amplamente, mas não apresentam nenhum embasamento científico.

1.) O SER HUMANO SÓ USA 10% DO CÉREBRO

Este é um mito muito antigo que se parece se originar do início do século XX quando ainda se entendia muito pouco sobre as funções do cérebro. Todos os trabalhos atuais de neuro imagem, análise estrutural e metabolismo sugerem que usamos muito mais do que 10% do nosso cérebro.

Não há nenhum indício de que existam áreas inativas ou hipofuncionantes no cérebro humano.

Do ponto de vista evolutivo, não faria sentido termos um cérebro tão grande se usássemos apenas uma pequena fração deste.

2.) DEVE-SE BEBER 2 LITROS DE ÁGUA POR DIA. NÃO SERVE OUTRO TIPO DE BEBIDA.

Em medicina não existe o famoso "one size fits all". Ingerir líquidos é essencial para a manutenção da hidratação, mas não existe um número mágico que se aplique a todos.

O melhor modo de se controlar a hidratação corporal é através da cor da urina (assumindo que a pessoa não tenha nenhum problema renal e não toma diuréticos) e da sensação de sede.

Uma urina saudável é bem clara e apresenta fraco odor.

(leia mais em: URINA COM CHEIRO FORTE)

Em dias quentes precisamos beber mais água, às vezes mais que 2 litros. Em dia frios, talvez não seja necessário tanto. CE não necessariamente precisa ser água. A maioria das bebidas, sejam sucos, refrigerantes, chás etc... apresentam mais de 90% de água na sua composição. Após exercícios, perdemos no suor água e sais minerais. Neste caso a melhor reposição não seria com água pura.

Muitos alimentos também são ricos em água, principalmente as frutas.

Portanto, o ideal é manter uma urina sempre clara, as mucosas sempre úmidas e não ter sede. Isto já é um bom parâmetro para estimar a hidratação de uma pessoa.

3.) RASPAR O CABELO FAZ COM QUE ELE CRESÇA MAIS GROSSO E ESCURO

Apesar de ser uma teoria famosa, as evidências mostram que ela não passa de mito. Primeiro porque ao raspar o cabelo, não se atinge a raiz do mesmo, e portanto, não faz diferença raspar ou cortar com tesoura.

Alguns fatos favorecem esta confusão.

Primeiro, a barba de um adulto é mais encorpada que do adolescente por fatores hormonais. Como o homem começa a se barbear na adolescência o senso comum sugere que esta engrossou pelas sucessivas raspagens.

Segundo, conforme o pêlo cresce, ele fica mais fino nas pontas e ao raspá-lo, ficamos com a impressão de tê-lo engrossado.

Terceiro, o pêlo conforme cresce, é mais exposto a luz solar e a substâncias químicas que o fazem ficar mais claro. Quando raspamos, deixamos apenas a pequena parte mais escura que ainda não teve tempo de se descorar.

4.) TELEFONE CELULAR (TELEMÓVEL) PODE CAUSAR TUMOR CEREBRAL

Não há nenhuma evidência que as ondas de radio frequência dos celulares (telemóveis) aumentem os risco de neoplasia do cérebro. Na verdade, um trabalho dinamarquês seguiu 420.000 usuários de celular por 20 anos e não demonstrou nenhum aumento na incidência de tumores, independente da quantidade de horas expostas ao telefone.

5.) DOAR SANGUE FAZ ENGORDAR

Não consigo nem imaginar qual seria a explicação para tal teoria. Doar sangue não engorda, nem emagrece.

Aproveitando a deixa, doar sangue não afina, nem engrossa o sangue. Doar sangue não causa leucemia. Não é fator de risco para contrair HIV ou qualquer outra doença transmitida pela transfusão de sangue. Doar sangue não vicia e não causa alergia. (leia: DOAÇÃO DE SANGUE | informações para doadores)

6.) FUMAR MACONHA FAZ MENOS MAL QUE FUMAR CIGARRO

A maconha (marijuana) não é uma droga tão inócua como alguns tentam vender. Cigarro e maconha possuem substâncias que fazem mal a saúde. Ambos apresentam potencial de carcinogênico, ou seja, de induzir o aparecimento de cânceres. Um cigarro de maconha apresenta 4x mais alcatrão e 50% mais substâncias cancerígenas que um cigarro comum. A grande diferença entre a maconha e o cigarro é a quantidade consumida diariamente de cada um.

Se quiser saber mais leia: EFEITOS DA MACONHA NO ORGANISMO

7.) ANTICONCEPCIONAL ENGORDA

Não há evidências que confirmem aumento substancial de peso em mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais. Nenhum trabalho conseguiu comprovar diferença maior que 0,5 kg no ganho de peso entre mulheres que tomam e não tomam pílula. O resultado independe do tipo e da dosagem dos hormônios.

Durante um dos trabalhos, 20% das mulheres do grupo que tomava anticoncepcionais, na verdade, emagreceu.

8.) ANTIBIÓTICO CORTA O EFEITO DOS ANTICONCEPCIONAIS.

Esta é uma meia verdade. A Rifampicina, usada principalmente na hanseníase e na tuberculose, interage com os anticoncepcionais. Alguns outros antibióticos como as penicilinas, metronidazol e tetraciclinas também podem causar alterações em algumas mulheres. De resto, não há problemas.

Leia mais sobre INTERAÇÃO MEDICAMENTOSA DOS ANTICONCEPCIONAIS

9.) HIPOTIREOIDISMO CAUSA OBESIDADE

Muitas pessoas com hipotireoidismo culpam a doença pela sua obesidade. O fato é que o ganho de peso causado pela doença não é suficiente para causar excesso de peso. Na verdade hoje questiona-se se a obesidade, principalmente em crianças, pode causar hipotireoidismo, e não o contrário.

Leia: DOENÇAS E SINTOMAS DA TIREÓIDE e HIPOTIREOIDISMO

10.) COMER CENOURA MELHORA A VISÃO

A cenoura é rica em vitamina A e a deficiência desta realmente causa cegueira. Agora, pessoas que se alimentam normalmente, não são desnutridas e apresentam níveis normais de vitamina A não obtém nenhuma melhora na performance visual se ingerirem mais cenouras.

Portanto, vitamina A só melhora a visão naqueles que têm deficiência de vitamina A.

Leia: VERDADES E MITOS SOBRE AS VITAMINAS

11.) MASTURBAÇÃO CAUSA ACNE

Masturbação não causa acne, assim como não causa ginecomastia masculina (seios nos homens), não faz crescer pêlos nas mãos, não causa cegueira, não faz aumentar o pênis e não vicia.

Masturbação é algo natural e saudável (leia: MASTURBAÇÃO | Mitos e benefícios).

12.) CAMISINHA NÃO PROTEGE CONTRA DSTs E SIDA (AIDS)

Infelizmente esse é um mito que até a igreja de vez em quando ajuda a propagar. A camisinha realmente não protege 100%, mas as suas falhas estão muito relacionadas ao seu mal uso, facilitando que ela estoure ou saia do pênis, ficando dentro da vagina ou ânus. O uso de preservativo, quando ocorre sem problemas, realmente é muito eficaz contra a transmissão de doenças sexualmente transmissíveis e gravidez.

Leia:CAMISINHA | Tudo o que você precisa saber
Leia: SAIBA COMO SE PEGA E TRANSMITE HIV E AIDS (SIDA)

13.) BEBER ÁGUA EM JEJUM EMAGRECE

Não há nenhuma indicação de que isso aconteça. Mas uma daquelas teorias que não se tem nem o que argumentar pela total falta de embasamento científico.

14.) HOMEOPATIA FUNCIONA TÃO BEM QUANTO A MEDICINA TRADICIONAL

Sei que vou irritar algumas pessoas, mas a homeopatia não consegue apresentar trabalhos científicos que comprovem sua equivalência em relação a medicina tradicional. Todos os trabalhos já publicados em revistas de renome mostram que a homeopatia apresenta os mesmos resultados do placebo (substância inócua)

Se nos casos de acne, gripe e outras infecções respiratórias pode-se aceitar o tratamento homeopático por serem doenças benignas ou auto-limitadas, o uso de homeopatia em vez da medicina tradicional para doenças graves como SIDA (AIDS), câncer, insuficiência renal, lúpus, infartos do miocárdio e infecções graves com sepse, é perigoso e contra-indicado.

Só porque a homeopatia teoricamente já tratou alguma doença sua, não significa que ela funcione. É preciso comprovar a eficácia de um tratamento em grande número de doentes para se descartar o efeito placebo e do acaso.

15.) COMER BANANAS IMPEDE AS CÂIMBRAS

Não é bem assim. Em alguns casos a banana pode diminuir a incidência de câimbras por ser rica em potássio, carboidratos e água. Na maioria das pessoas com câimbras recorrentes, a banana pouco ajuda se não forem tomadas outras medidas.

Leia mais em: TUDO SOBRE CÂIMBRAS

16.) ESTRESSE CAUSA ÚLCERA NO ESTÔMAGO

Quase todas as úlceras gástricas são causadas pela bactéria H.pylori ou por anti-inflamatórios (leia: Como e Quando tratar H.pylori e Ação e efeitos colaterais dos anti-inflamatórios

O estresse pode causar o que chamamos de dispepsia funcional, que são sintomas de queimação estomacal e azia, que se assemelham aos sintomas das gastrites e úlceras. Muitas vezes esses pacientes são submetidos a endoscopias que não revelam nenhum tipo de lesão no estômago.

Portanto, o estresse costuma causar sintomas parecidos com os de úlceras, porém não as realmente causa.

17.) URINA ALIVIA DOR DE QUEIMADURAS POR ÁGUA VIVA (ALFORRECAS)

Esse mito é muito comum nos E.U.A e acaba por se alastrar no mundo através dos programas de TV.

Não há nenhuma evidência de que a urina possa ser benéfica nestes casos. Pelo contrário, existe o risco de piora do quadro por um maior estímulo a liberação de toxinas por restos da água viva que permanecem grudadas na pele após o contato inicial.

O tratamento das queimaduras deve ser feito com limpeza local com água quente. Se você procura um remédio caseiro, vinagre e creme de barbear podem ser opções para retirar restos aderidos a pele.

18.) CHÁ DE QUEBRA PEDRAS PARA CÁLCULO RENAL

Muito pacientes com crises de cólicas renais começam a tomar chá de quebra pedras na esperança de se verem livres da maldita pedra nos rins.

Infelizmente o chá, de quebra pedras, só tem o nome. Funciona tanto quanto água. O fato de ser um líquido, faz com que se aumente a quantidade de urina produzida, facilitando a expulsão de pedras pequenas. Esse raciocínio vale para qualquer líquido.

Alguns trabalhos sugerem que o chá possa impedir o aparecimento de novos cálculos, porém, os que já existem não sofrem nenhuma alteração.

Leia: CÁLCULO RENAL (PEDRA NOS RINS)

19.) MANTEIGA PARA QUEIMADURAS

Queimaduras leves devem ser tratadas apenas com água fria. Não se deve passar nenhuma outra substância devido ao risco de infecção da ferida e atraso na cicatrização. Isso vale para manteiga, gelo, ovo, óleo de cozinha etc...

Nunca estoure as bolhas. Mantenha a ferida sempre limpa e a proteja com um pequeno curativo.

Se quiser saber mais sobre como tratar feridas em geral leia: TRATAMENTOS DE FERIDAS E MACHUCADOS

20.) CAFÉ MELHORA A INTOXICAÇÃO ALCOÓLICA

Por ser um estimulante, o café é muitas vezes usado para melhorar os sintomas da bebedeira e da ressaca. Não funciona além de poder piorar a ressaca, uma vez que a cafeína é um diurético e pode aumentar a desidratação, que é uma das causas do mal estar.

Se quiser saber mais sobre ressaca leia: RESSACA E INTOXICAÇÃO PELO ÁLCOOL

21.) ENTRAR NA ÁGUA APÓS AS REFEIÇÕES FAZ MAL


Quem é que nunca ouviu dos pais este alerta?

Mas por que entrar na água depois de comer faz mal? Não faz. Tomar banho ou mergulhar em piscina após comer não trás nenhum risco.

Porém, é bom abrir um parêntese aqui. Quando comemos, o corpo desvia boa parte do débito sanguíneo em direção ao trato digestivo para facilitar a digestão. Se fizermos algum exercício como correr ou nadar, parte deste sangue vai para os músculos e prejudica o processo de digestão. Banho quente também pode ter efeito semelhante, por causar dilatação dos vasos da pele e desviar do débito sanguíneo.

Logo, o problema não é a água em si, e sim o fato de que, quem entra em um piscina, costuma fazê-lo para nadar ou se exercitar. Se for apenas um banho refrescante, não há problema algum.

22.) PEGAR FRIO COM CORPO MOLHADO CAUSA GRIPE

Esse é outro mito extremamente difundido pelos pais.

Gripes e resfriados são doenças infecciosas, causadas pelos vírus Influenza e rinovírus, respectivamente (leia: DIFERENÇAS ENTRE GRIPE E RESFRIADO). Portanto, para ser pegar um dos dois, é preciso contato com alguém doente. Sua geladeira por exemplo, não transmite gripe.

No inverno, principalmente nos países de clima temperado, realmente ocorrem mais casos de gripe. Isto acontece devido a 2 motivos. Um é a variação sazonal natural do vírus, que é maior nos meses de Outubro, Novembro e Dezembro, outono e inverno no hemisfério norte. Segundo porque em dias frios, as pessoas tendem a ficar mais reunidas em locais fechados, favorecendo a transmissão do vírus.

23.) VITAMINA C PREVINE GRIPE

Não há nenhum trabalho que consiga comprovar a eficácia da vitamina C contra gripes e resfriados.

Em 2007 saiu um trabalho com 11.000 pacientes. Metade tomou vitamina C, a outra metade, placebo. Ao final do estudo, não houve nenhuma diferença na incidência de gripe entre os 2 grupos.

24.) COMER MUITO DOCE CAUSA DIABETES

Vários fatores podem levar ao diabetes, principalmente obesidade e a fatores genéticos. Agora, comer doces não causa diabetes em ninguém, a não ser que excesso de carboidratos leve ao sobrepeso. Do mesmo modo, comer chocolate, por si só, também não leva ao diabetes.

Leia: OBESIDADE E SÍNDROME METABÓLICA e DIABETES MELLITUS

25.) COMER CHOCOLATE CAUSA ESPINHAS (ACNE)

Também não há nenhum estudo que consiga comprovar que comer chocolate cause ou piore a acne. Existe ainda muito debate se a alimentação tem alguma influência sobre as espinhas. Até o momento não se conseguiu comprovar nenhuma relação clara.

26.) A GRIPE SUÍNA (GRIPE A) É UMA DOENÇA MUITO GRAVE

Na verdade a gripe suína apresenta uma mortalidade menor que a gripe comum.

Apesar de já ser uma pandemia, a gripe suína é tão perigosa quanto a gripe comum em pessoas saudáveis. O problema está em idosos, grávidas, bebês e imunossuprimidos.

Leia mais em: GRIPE SUÍNA

27) TOMAR SORVETE PIORA A GRIPE OU RESFRIADO

Não é verdade. Se você estiver com a garganta inflamada, pode até piorar a dor, mas piorar a doença, isso não piora.



---------------------------------
Autor do artigo

Pedro Pinheiro Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 2002. Diploma reconhecido pela Universidade do Porto, Portugal. Título de especialista em Medicina Interna pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em 2005. Título de Nefrologista pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) em 2007. Título de Nefrologista pelo Colégio Português de Nefrologia.

-----------------------------------------

TUBERCULOSE

MEU COMENTÁRIO: Fico pensando como a bacteria que transmite a tuberculose deve passear de um corpo para outro entre os humanos. Com os novos hábitos promíscuos de sair beijando todo mundo na boca, habito imoral recorrente nos dias moderno, é bem possivel que da saliva de uma boca para outra estamos infestando o mundo com baxterias. (Valdemir Mota de Menezes) 

TUBERCULOSE | Sintomas e tratamento

A tuberculose é uma doença infecciosa e contagiosa causada por uma bactéria, que pode acometer vários órgãos diferentes, sendo a tuberculose pulmonar sua principal forma.

Neste artigo vamos abordar os seguintes pontos sobre a tuberculose:
  • O que é tuberculose.
  • Transmissão da tuberculose.
  • Fatores de risco para tuberculose.
  • Sintomas da tuberculose.
  • Tuberculose em outros órgãos além dos pulmões.
  • Diagnóstico da tuberculose.
  • Tratamento da tuberculose.
  • Vacina para tuberculose.
O que é tuberculose?

A tuberculose é uma doença infecciosa causada por uma bactéria chamada de Mycobacterium tuberculosis, também conhecida como bacilo de Koch, em homenagem a Robert Koch, médico alemão que identificou a bactéria. A doença é muito famosa pelo seu acometimento pulmonar (tuberculose pulmonar), mas poucos sabem que vários outros órgãos do corpo também podem ser infectados pela tuberculose, como pele, rins, linfonodos, ossos, cérebro, etc.

Desde o surgimento da pandemia de HIV/SIDA (AIDS) na década de 80 a infecção por tuberculose voltou a ser uma grande preocupação, já que pacientes imunossuprimidos são muito susceptíveis ao bacilo de Koch.

O Brasil é o 16º país com maior incidência de tuberculose no mundo, porém, ao contrário do que muitas vezes é divulgado, esta incidência tem caído substancialmente nos últimos anos. Em 1999 a incidência era de 51 casos para cada 100.000 habitante. Em 2007 já havia caído para 38 por 100.000. Rio de Janeiro e Amazonas são os estados com o maior número de casos (incríveis 73 por 100.000). Portugal é um dos países da Europa com maior taxa, aproximadamente 32 casos por 100.000. Só como comparação, a Alemanha tem 6 casos por 100.000 habitantes.

Atualmente 1/3 da população mundial está infectada pelo bacilo de Koch. O fato é que apenas 10% das pessoas que entram em contato com a bactéria desenvolvem sintomas de tuberculose. Esta resistência se dá pelo nosso sistema imunológico que é bastante competente em impedir a progressão da doença.

A infecção pelo bacilo de Koch inicia-se sempre pelos pulmões, mas pode se alastrar por todo o corpo. Nem todo mundo vai desenvolver a tuberculose ativa e alguns permanecerão com a bactéria adormecida no organismo, tendo tido ou não sintomas de tuberculose pulmonar. A bactéria pode ficar alojada durante anos em qualquer parte do corpo, como cérebro, meninge, rins, intestinos, coração, linfonodos, ossos, etc., apenas à espera de uma queda no sistema imune para voltar a multiplicar-se.

Resumindo, você pode entrar em contanto com a bactéria da tuberculose e seguir por um dos três caminhos:

- seu sistema imunológico não consegue controlar a bactéria e você desenvolve a doença, apresentando, na maioria dos casos, sintomas de tuberculose pulmonar.
- seu sistema imunológico consegue controlar a bactéria, mas não a elimina do seu corpo, mantendo-a apenas "adormecida" por vários anos. Se houver alguma queda no sistema imune, a bactéria pode voltar a ficar ativa, causando geralmente um dos tipos de tuberculose extrapulmonar. Cerca de 10% dos pacientes com tuberculose latente desenvolverão a doença em algum momento da vida.
- seu sistema imunológico consegue controlar a bactéria e a elimina definitivamente do corpo, fazendo com que você nunca fique doente.

Transmissão da tuberculose

A tuberculose se transmite pelo ar, por contato com secreções respiratórias contaminadas, habitualmente através da tosse. Os pacientes contagiosos são aqueles que apresentam tuberculose pulmonar ou na laringe. Além da tosse, o bacilo da tuberculose pode ser transmitido pelo espirro, pelo cuspe ou até por conversas próximas onde há trocas de perdigotos.

Pacientes com tuberculose extrapulmonar não são capazes de transmitir a bactéria. Por exemplo, um paciente com tuberculose ganglionar pode entrar em contato com outras pessoas que não há risco de contágio. Todavia, se este paciente com tuberculose ganglionar também tiver tuberculose pulmonar ativa, ele pode transmiti-la para outros.

Pacientes com diagnóstico de tuberculose pulmonar ou laríngea devem ficar em isolamento em quartos especiais por pelo menos 15 dias, até que o tratamento consiga eliminar as bactérias das secreções pulmonares. Pacientes com tuberculose extrapulmonar, com exame do escarro negativo, não precisam ficar em isolamento.

Estima-se que uma pessoa infectada com tuberculose pulmonar, se não tratada, pode contaminar outras 15 no intervalo de um ano. De acordo com as estatísticas, destas quinze, apenas uma ou duas desenvolverão sintomas. Atenção: apenas os casos sintomáticos são capazes de transmitir a doença. Se você entrou em contato com o bacilo, mas não desenvolveu a doença, não há risco de transmissão da bactéria para outros.

Fatores de risco para o desenvolvimento da tuberculose

Os indivíduos com as características abaixo são aqueles com maior risco de desenvolver tuberculose após contato com alguém contaminado:

- Idosos.
- Diabéticos (leia: DIABETES MELLITUS | Diagnóstico e sintomas).
- População de rua.
- Alcoólatras (leia: EFEITOS DO ÁLCOOL | Tratamento do alcoolismo).
- Insuficientes renais crônicos (leia: INSUFICIÊNCIA RENAL CRÔNICA | Sintomas e tratamento).
- Doentes com neoplasias ou sob quimioterapia.
- Transplantados (leia: SAIBA COMO FUNCIONA O TRANSPLANTE DE ÓRGÃOS).
- Portadores do vírus HIV

A população prisional também é uma das mais susceptíveis a infecção, devido à contínua exposição à bactéria em ambientes fechados.

Sintomas da tuberculose pulmonar

A tuberculose pulmonar é a manifestação mais comum da doença. O quadro típico de tuberculose pulmonar é de febre com suores e calafrios noturnos, dor no peito, tosse com expectoração, por vezes com raias de sangue, perda de apetite, prostração e emagrecimento que chega a 10 ou 15 kg em algumas semanas.

Por ser também uma infecção pulmonar, o quadro pode lembrar o de uma pneumonia (leia: PNEUMONIA | Sintomas e tratamento). Porém, enquanto a pneumonia é uma doença mais aguda, que se desenvolve em horas/dias, a tuberculose é mais lenta, evoluindo em semanas. Alguns pacientes com tuberculose só procuram atendimento médico dois meses depois do início dos sintomas. Deve-se pensar sempre em tuberculose pulmonar naqueles pacientes com quadro de pneumonia arrastada que não melhora com antibióticos comuns.

Leia o texto original no site MD.Saúde: TUBERCULOSE | Sintomas e tratamento http://www.mdsaude.com/2009/04/sintomas-de-tuberculose.html#ixzz1zszEmE00